As dicas de aquisição de US $ 50 milhões de airasia em laços mais profundos para vir com Gojek
Tony Fernandes, Fundador do Grupo AirAsia e CEO tem um ponto suave para a Tailândia. Foi o primeiro mercado que sua Malásia sediaram com a companhia aérea orçamentária se expandiu para em dezembro de 2003. E ontem, sua aquisição de operações de Gojek Tailândia por US $ 50 milhões em ações do seu AirAsia Super App, torna a primeira grande aquisição de fronteira cruzada nas ambições de Tony para evoluir AirAsia de uma companhia aérea em um companheiro de viagem asiático e digitalmente movido e estilo de vida. Gojek vai acabar recebendo uma estaca de 4,76% no AirAsia Super App.
A rica valorização de US $ 50 milhões atribuídas a Gojek Tailândia, que relataram perdas em 2019 e 2020, levantou sobrancelhas entre aqueles que conhecem Tony e Asiaasia para serem negociadores com startups sobre a avaliação. Talvez Tony tenha os olhos em um prêmio maior.
O acordo lança luz sobre algumas sinergias naturais entre os negócios da Airasia e Gojek. Especificamente, no fato de que a AirAsia é forte em dois mercados que Gojek não está em mas gostaria de eventualmente entrar. Não se surpreenda se a aquisição tailandesa abre o caminho para uma colaboração mais profunda, no nível da ASEAN, entre as duas partes.
Descrevendo-se a ser duplamente emocionado em poder acelerar a entrada do mercado na Tailândia e ter o Gojek se tornar um acionista no AirAsia Super App, Tony espera mais colaborações com Gojek. Há muitas coisas que estamos ansiosos para fazer, avançar, diz ele, adicionando: Estamos começando discussões sobre o que mais podemos colaborar.
Contra o pano de fundo de um IPO iminente em ambas as Indonésias e os EUA por Gojek através de sua recente fusão com a Tokopedia via holding goto, e o fato de que Goto não tem uma presença de mercado na Malásia, um grande mercado, onde a AirAsia, em Tony's Words é onipresente, traz uma possibilidade intrigante de obter uma estaca no grupo AirAsia eventualmente.
Isso é uma possibilidade de alongamento? A Amazon começou como um jogador digital puro e ficou híbrido com uma presença de tijolo e argamassa nos últimos anos para fortalecer sua proposta de valor.
Falando de proposta de valor, é a presença de mercado mais profunda da AirAsia e marca mais forte na Tailândia, que era fundamental para o acordo acontecendo. CEO Gojek, Kevin Aluwi explicou que, enquanto Gojek pensou na Tailândia para ser um mercado fantástico, também olhamos para onde poderíamos garantir que nossas equipes recebam os recursos certos e compromissos para ter um caminho para a liderança do mercado. E, se não pudermos entregar isso, queríamos garantir que pudéssemos encontrar o parceiro certo com essas ambições [de liderança de mercado] e compromissos com recursos.
Entre na AirAsia, com seu fundador que professa uma grande admiração e respeito por Gojek, acho que é uma das maiores empresas da Ásia.
Descrevendo o acordo como um ajuste lógico e natural, Tony explica: Estamos na Tailândia muito mais tempo e nossa marca é significativamente maior do que Gojek's lá. Também temos uma presença em todas as principais, secundárias e terciárias da Tailândia, juntamente com uma enorme base de dados.
Colocando esses ativos em cima dos 500.000 usuários mensais, 40.000 pilotos e 40.000 comerciantes de Gojek Tailândia, dá ao AirAsia Super App uma forte fundação para empurrar mais e mais rápido para o mercado.
Curiosamente, Tony também mencionou que a AirAsia é muito mais forte em Filipinas e Malásia, dois mercados Gojek não está em mas onde encontraria a marca da AirAsia, a presença de mercado e o banco de dados serem uma proposta muito atraente para acelerar suas ambições ASEAN. Um futuro lidar com a AirAsia, ao redor da época do IPO de Gojek, poderia ser uma venda fácil para os investidores.
Mas antes disso, Tony tem que provar que a Airasia Super App pode causar impacto na Tailândia, onde Gojek sairá do mercado, deixando sua perda de carona, entrega de alimentos e pagamentos e onde se dita ter um mercado muito menor compartilhar na entrega de alimentos do que outros jogadores.
Infact, um artigo de janeiro pelo post de Bangkok citando pesquisa a partir de uma consultoria revela que o alimento de captação possui 50% de participação de mercado entre os jogadores de entrega de alimentos on-line, com alimentos 23% e lineman a 20%. O artigo não mencionou Gojek.
Mas a AirAsia também aumentará a pegada construída por Gojek, trazendo seus negócios de logística, teletransporte e fintech play, bigpay para o mercado tailandês também.
Tudo isso deixou Tony de um humor ebuliço sobre o acordo. Ele também tomou uma cavidade nos outros unicórnios em ASEAN, onde em uma atualização do LinkedIn mostrando-o pulando para alegria ( pix acima) , ele descreveu Gojek como o único unicórnio no sudeste que eu realmente respeito.
(Deve-se notar que Gojek se fundiu com Tokopedia, também um unicórnio.)
O próximo passo nesta colaboração entre o No 1 Mover de Pessoas nos céus e não 1 movimento de pessoas, entrega e serviços no chão, conforme descrito por um comentário do LinkedIn para o Post de Tony, será capaz de entregar forte Crescimento nesses novos segmentos de mercado na Tailândia.
Se ele tiver sucesso, então podemos ver uma colaboração subseqüente muito interessante entre os dois, provavelmente cronometrada em torno do IPO IPO. Tony pode transformar este mais um mais um em quatro, como ele afirma que os fundadores Gojek acreditam que podem acontecer? A bola está em sua corte.
Comentários
Enviar um comentário